Caminho para Prosperidade

gratitud.jpg

DIA 19 - Sinta-se grato por tudo o que você tem!

Durante toda esta jornada aprendemos a importância de ter pensamentos positivos, entusiasmo, boa energia, amor, felicidade, pois tudo isso voltará para você. No entanto vale a pena reforçar que a emoção mais importante e poderosa que você deve desenvolver é a gratidão.

 

O nosso cérebro registra as informações em redes neurais, em formas de pensar, sentir e se comportar. Essas redes neurais são caminhos formados por conexões entre os neurônios. Quanto mais você repete uma forma de pensar, ou um comportamento, mais aquelas redes neurais se fortalecem. Agora você vai entender o que acontece quando você reclama. Este hábito fica impregnado nos seus neurônios e você fica cada vez mais condicionado fisiologicamente a reclamar.

 

Quando nos queixando de algo, criamos a química do mal estar e nos condicionamos a ela, fortalecendo as redes neurais da lamentação, criando-se um círculo vicioso, que atrairá mais da mesma situação.

 

O nosso corpo vai produzindo essas emoções e quimicamente elas vão inundando a  corrente sanguínea do nosso corpo. Como consequência há um aumento de toxinas, radicais livres, elevação do estresse, tensões no corpo e baixa na imunidade. A médio e longo prazo isso contribui para gerar doenças físicas, o que chamamos de doenças Psicossomática.

Agradecer cria a química do bem estar e o corpo começa a produzir os hormônios do prazer. A endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina são considerados os “hormônios do prazer”, pois eles interferem no cotidiano de nossas vidas e estão relacionados ao bem estar geral.. Ao entrarmos no estado da gratidão, as coisas negativas começam a diminuir e as coisas boas começam a chegar até nós. Reconheça o valor das coisas e das pessoas e procure sempre o lado positivo em tudo.

 

A chave para a consciência de prosperidade é sentir gratidão por tudo o que você tem. Ao colocarmos corretamente as coisas, ficará mais fácil perceber que temos muito mais a agradecer do que para sermos amargos.

 

Aceite as pessoas como elas são, ninguém dá aquilo que não tem.

 

Circunstâncias negativas ocorrem na vida de todos nós, mas a maioria dos nossos dias é sempre igual, rotineiro, sem grandes complicações. Tudo depende da perspectiva que você coloca.

 

A gratidão te ajudará a alcançar tudo o que quiser ser, ter ou fazer, mas ela deve ser praticada diariamente. Se praticar só um pouco, sua vida mudará só um pouco, mas se praticar muito e todos os dias, sua vida mudará drasticamente.

 

Lembre-se: a gratidão é o atalho para a riqueza chegar na sua vida.

Exercício do dia: Esta meditação poderá ser usada diariamente ou por tempo indeterminado ou sempre que você achar necessário. Recomendo falar em voz alta, para que estas palavras entrem dentro de você.


Neste momento eu abro a minha mente para o exercício da gratidão.

Não importa qual seja a situação, eu sempre encontro razões para agradecer.

Agradeço pelo ar que eu respiro, pelos alimentos que eu como e pela roupa que eu uso.

Agradeço pela alegria que tenho, pela beleza da paisagem y pelas aves que voam no céu. Agradeço pelos meus olhos, olhos que podem ver o céu, a terra, o mar. Olhos que se iluminam com a beleza da natureza.

Agradeço pelos meus ouvidos, porque eles registram a sinfonia da vida, a canção do vento e da voz.

Agradeço pelo canto da minha voz, a voz que ajuda, a voz que ampara, a voz que ensina, a voz que fala de amor.

Agradeço pelas minhas mãos, mãos que fazem carinho, que trabalham e que levam ao abraço.

Agradeço aos meus pés, pés que me seguem humildes e sem reclamar. Agradeço pela minha casa, meu recanto de paz e amor. Agradeço por minha habitação, meu palácio para descansar.

Agradeço por ter pessoas que eu amo comigo, minha família e amigos.

Agradeço por minha vida, por ter nascido e pela oportunidade de crescer e ser um ser humano cada vez melhor.

A partir de agora eu libero e dissolvo os pensamentos de reclamação, lamúria e queixa. Eu me perdoo por ter ficado tanto tempo preso na negatividade. A partir de agora estou decidido a encontrar razões para estar agradecido.

 

Eu permito que este estado de gratidão entre dentro do meu ser e se expanda por todo o meu corpo e é neste estado de gratidão que eu decido viver o dia de hoje e sempre.