flor-de-lotus-significado-e-simbolismo-d
Rua Espartaco, 479 - Vila Romana
São Paulo - Brasil
Fone e whattzap: 55 - 11 - 3865-6571
logo_grupotheta_oficial.png
unnamed.jpg

EFT significa – Emotional Freedom Techniques – ou Técnica de Libertação Emocional

 

EFT é considerada a “Acupuntura Emocional sem Agulhas”, pois são estimulados alguns pontos da acupuntura com a ponta dos dedos e não utilizamos agulhas. É um método de desbloqueio energético e emocional, simples e de fácil aplicação.

É uma ferramenta de ajuda terapêutica pertencente à Psicologia Energética e tem por princípio básico que ‘a causa de toda emoção negativa é uma interrupção no fluxo energético do corpo’.

 

A EFT é uma técnica simples de aplicar, mas profunda nos seus benefícios. A pessoa deve pensar sobre os problemas que a incomodam e que podem ser físicos ou emocionais. Ao combina o pensar no problema com uma declaração de auto aceitação e focar na questão que esta incomodando, estimulando com a ponta dos dedos alguns pontos específicos do corpo, teremos a limpeza profunda dos sentimentos negativos que estão guardados no inconsciente.

Podemos ter bloqueios emocionais causados por acontecimentos do passado, emoções negativas, crenças limitantes, entre outros. O desbloqueio ocorre com os toques suaves das pontas dos dedos em determinados pontos da acupuntura que irão reequilibrar o fluxo energético, trazendo uma sensação de alívio e, muitas vezes, eliminando sintomas físicos e psíquicos.

 

A EFT é uma ferramenta que proporciona mudanças em nossas vidas, já que atua sobre o inconsciente.

Quando a energia vital circula livremente pelo corpo o indivíduo encontra-se realmente saudável e livre de doenças.

Como tudo começou:

Terapias energeticas.gif

O psicólogo norte americano, Dr. Roger Callahan, estava em um beco sem saída como afirma Nick Ortner, em seu livro The Tapping Solution. Por dois anos, ele tratava de Mary, paciente de aproximadamente 40 anos que sofria por medo intenso de água desde que era uma criança.

Não era apenas medo de piscina, ou mar, mas medo de água em todas as suas formas, de banheira à chuva. Era tão intenso que não conseguia dar banho em seus filhos, chegou inclusive, a ter pesadelos relacionados à água.

Dr. Callahan fez o seu melhor e até aquele momento, pouco resultado fora percebido. Mary conseguia colocar os pés dentro de uma piscina, mas as dores de cabeça durante o dia eram intensas. Curioso sobre o funcionamento do corpo e da mente, Dr. Callahan estudava, dentre outras técnicas, os pontos dos meridianos do corpo humano, Acupressão, Cinesiologia, e foi o que lhe ajudou no tratamento de Mary.

 Um certo dia, ela chegou ao consultório e citou que sua fobia lhe provocava uma sensação ruim na boca estômago e o Dr. Callahan, nesse momento, teve um insight. Pediu que sua paciente estimulasse, com leves batidas das pontas dos dedos, o meridiano relacionado ao estômago que fica abaixo dos olhos. Para sua surpresa, após alguns minutos, Mary exclamou: “Passou!” e foi até a borda da piscina para verificar o que parecia um ‘milagre’. Não sentiu mais ansiedade por estar perto da água, muito menos o desconforto no estômago. Daquele dia em diante, suas dores de cabeça desapareceram assim como seus pesadelos.

 

Esses acontecimentos ocorreram a mais de 30 anos e Mary nunca mais teve nenhum dos sintomas.

 

Passado o espanto, Dr. Callahan aprofundou-se em seus estudos sobre os meridianos e criou a combinação da psicoterapia tradicional com os toques em diferentes partes do corpo. Ele desenvolveu algoritmos (sequências de batidas) para cada tratamento específico e surgiu então a TFT – Thought Field Therapy, em português, Terapia no Campo do Pensamento.

 

 

                           

 

 

 

Gary Craig.jpg

O engenheiro norte americano Gary Craig, em suas buscas por autoconhecimento, conheceu a TFT e foi aluno de Dr. Callahan.

 

Percebeu em suas práticas que a ordem das batidas não alterava o resultado. Criou, então, com base nos algoritmos da TFT, uma única sequência de pontos que atinge os principais meridianos.

 

A técnica tornou-se mais simples e assim surgiu a EFT, considerada hoje a ferramenta de Psicologia mais utilizada no mundo.