flor-de-lotus-significado-e-simbolismo-d
logo_grupotheta_oficial.png
Rua Espartaco, 479 - Vila Romana
São Paulo - Brasil
Fone e whattzap: 55 - 11 - 3865-6571
curta-nossa-página-no-facebook.jpg

Será que eu preciso fazer terapia?

Conheça os 8 sinais que indicam se você precisa fazer terapia e entenda o que é a psicoterapia

O que é psicoterapia?

Jovem em terapia

Etimologicamente, psicoterapia é o "tratamento da alma".

A palavra psicoterapia tem origem grega: psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

A psicoterapia é uma grande aliada para quem busca a melhora de aspectos emocionais. Além de oferecer auxílio em momentos de aflição, a técnica proveniente da psicologia também permite um maior entendimento frente às questões da vida.

Segundo pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, 23,9% dos brasileiros apresentam algum transtorno de ansiedade. Além disso, também de acordo com a OMS, o Brasil é o segundo país das Américas com maior índice de depressão, acometendo 5,8% da população.​ Estes dados apontam a importância do cuidado à saúde mental, e também despertam uma reflexão acerca dos gatilhos responsáveis pelo nosso mal-estar de modo geral, que pode ser combatido e compreendido através da psicoterapia.


A psicoterapia é um tratamento colaborativo, em que paciente e psicólogo trabalham juntos para resolver as questões desejadas. Uma das principais ferramentas utilizadas na psicoterapia é a fala, pois é através dela que o paciente poderá expressar todos seus pensamentos.

Com a ajuda do psicólogo, é possível identificar as causas e os padrões comportamentais que possam estar lhe impedindo de ter uma vida mais feliz. A psicoterapia ilustra de maneira clara, os pontos que necessitam de atenção e reparo em nosso cotidiano, para que possamos atingir um estado de satisfação emocional.

terapia 2.JPG

A psicologia clínica é a parte da psicologia que se ocupa em estudar transtornos mentais e suas manifestações psíquicas. ​Essa área de estudo inclui prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação, diagnóstico, encaminhamentos, dentre outros.​ É um espaço criado para atender o outro em sua singularidade, ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo, etc. O psicólogo é um profissional mediador que propicia o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala.

terapia 1.jpg

O trabalho de um psicólogo profissional é fundamental porque, em linhas gerais, o ser humano não lida muito bem com as emoções. Freud, fundador da psicanálise, descobriu que a nossa mente é regida pelo que ele chamou de “lei da inércia”. Isso significa que tendemos evitar entrar em contato com situações e emoções que nos tragam desconforto, incômodo ou dor (física ou mental). 

O psicólogo está preparado não só para te ouvir, como faria um amigo, mas também para ajudar você a compreender, aprender e acolher suas emoções, agradáveis e desagradáveis. Também irá te ajudar a ver aspectos de você mesmo que você não teria condições de descobrir sozinho.

Os 8 sinais

1 - Suas emoções estão intensas;

2 - Não consegue parar de pensar em uma situação de trauma ou perda;

 

3 - Dores de cabeça constantes ou de estômago ou baixa resistência;

 

4 - Você está utilizando algo para conseguir aguentar o seu dia;

 

5 - Não está rendendo no trabalho;

 

6 - Você perdeu o encanto pelas coisas;

 

7 - Suas relações não estão bem;

 

8 - As pessoas estão preocupadas com você.