flor de lotus.jpg
logo_grupotheta_oficial.png

A Importância de amar-se

Autoconhecimento

Eu me amo e me aceito profunda e completamente

importancia.jpg

Quero me amar mais? Como fazer isso?

Para amar a si mesmo, você deve primeiro conhecer a si mesmo e então você tem que aceitar o que você sabe sobre si mesmo. O autoconhecimento é uma viagem no seu eu interior, por isso é importante começar agora mesmo.

 

 

  • Comece a prestar atenção a todos os seus pensamentos e sentimentos.

  • Mantenha um diário. Escreva sobre onde você estava e onde você está agora.

  • Converse com um terapeuta, um conselheiro ou um amigo que vai ouvir sem julgamento, mas que é sábio o suficiente para lhe dar feedback compassivo e insights sobre si mesmo.

  • Leia livros de autoajuda que lidam com as questões que incomodam você e que lidam com a dinâmica da família e da infância.

  • Conheça a EFT - Tapping

A auto aceitação

auto-aceitacao-1092x573.jpg

A auto aceitação pode parecer desconfortável. Há muito em nossa educação que nos ensina a negar nossos verdadeiros pensamentos e sentimentos. No momento em que estamos prontos para conhecer e aceitar a nós mesmos, a sensação pode ser de estranhismo. Acabamos por descobrir coisas sobre nós mesmos que nem imaginávamos. É uma indicação que precisamos mudar diversas escolhas e comportamentos, assumir responsabilidade por qualquer erro que tenhamos feito e que de fato precisávamos aceitar e melhorar. Se não o fizermos, vamos sentir vergonha e culpa, que nos impedirá de sermos capazes de amar a nós mesmos. Esses dois sentimentos são os arqui-inimigos do amor-próprio.

A auto aceitação também vem com desapego. Perdoar a nós mesmos dissolve sentimentos de vergonha e culpa podendo então sermos livres para amar uns aos outros, assim como a nós mesmos. O espírito de amor é muito indulgente, por isso você precisa sempre ter um tempo para analisar suas atitudes e comportamentos.

Se usarmos da negatividade por um longo tempo, o processo de amar ativamente pode demorar muito mais, fazendo com que perdêssemos um tempo precioso. Vale a pena trabalhar arduamente para reconquistarmos nosso amor próprio com honestidade e de maneira compassiva, que é a grande chave para abrir as portas para um novo relacionamento autêntico e duradouro para nossas vidas.