Conheça a Psicologia Positiva
- Astrid Gambardella - Psicóloga
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago.
" A Psicologia Positiva é o estudo científico do que torna a vida mais digna de ser vivida"
Christopher Peterson
A Psicologia Positiva é um ramo da Psicologia que estuda os aspectos que fazem a vida valer a pena, ou seja, foca nas forças, virtudes e emoções positivas das pessoas, em vez de concentrar-se apenas nas doenças e transtornos.
O objetivo principal é ajudar as pessoas a desenvolverem seu potencial, cultivarem emoções positivas e construírem uma vida com mais significado e satisfação, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

A Psicologia Positiva não ignora o sofrimento, ela apenas amplia o olhar, ajudando a pessoa a identificar não só o que precisa ser curado, mas também o que já existe de bom e pode ser fortalecido.
Ela busca entender e promover:
✅ Felicidade
✅ Bem-estar
✅ Resiliência
✅ Gratidão
✅ Otimismo
✅ Relações saudáveis
✅ Realização pessoal
Sabe aquele famoso ditado:
“Você vê o copo meio cheio ou meio vazio?”
Quem vê o copo meio vazio, tende a focar no que falta, no que deu errado, nas falhas ou nas dores.
Quem vê o copo meio cheio, olha para o que já existe, reconhece os recursos, as conquistas, as qualidades e as possibilidades.
A Psicologia Positiva é justamente esse convite para enxergar o copo meio cheio — não como uma negação dos problemas, mas como uma escolha consciente de também reconhecer o que funciona, o que é bom e o que pode ser cultivado.
Como a Psicologia Positiva aplica essa visão:
✔️ Em vez de focar só no que está faltando na vida, ela incentiva a pessoa a identificar suas forças pessoais, suas conquistas e os momentos de felicidade.
✔️ Mesmo em tempos difíceis, ela estimula práticas que alimentam o otimismo, a gratidão e o senso de propósito — ou seja, olhar para o que ainda está presente no copo.
✔️ Não é sobre ignorar os desafios, mas sobre equilibrar o olhar, para que a pessoa se sinta mais capaz de lidar com as dificuldades e também valorize o que já possui.
Convido você a conhecer a Psicologia Positiva, olhar o que já está "cheio no copo", para fortalecer, expandir e construir a partir disso.
Comentários