top of page
flor-de-lotus-significado-e-simbolismo-d
logo_grupotheta_oficial.png

Blog

Buscar
  • Foto do escritorAstrid Gambardella - Psicóloga

O autoconhecimento pode te ajudar na vida pessoal e profissional!

Algumas pessoas se surpreendem com elas mesmas e com certas atitudes que tomam, e aí surgem as famosas frases: “nossa, eu não sabia que era capaz disso” ou “nunca imaginei que pudesse fazer aquilo”. É quando as dificuldades e os obstáculos aparecem que conseguimos ter a noção exata de quem somos. É a partir das nossas respostas e ações e como lidamos com as situações que vamos nos conhecendo. Muitas vezes descobrimos o quão forte somos quando ser forte é a única escolha.

O que é o autoconhecimento?

O autoconhecimento nada mais é do que uma investigação sobre si próprio. Em outras palavras, é a nossa capacidade de olhar para dentro de si mesmo e conhecer quais são as virtudes e os defeitos, as forças e as fraquezas. Significa fazer um mapeamento interno completo e perceber quais devem ser nossas ações e onde elas vão nos levar. Autoconhecimento, é compreender cada detalhe que se passa em nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e medos. É fazer de você a sua própria bússola.

Sua importância

Qual é a importância do autoconhecimento para a vida pessoal? Enorme.

E para a vida profissional? Tão grande quanto.



Com o autoconhecimento, podemos ter diversos benefícios, que podem nos ajudar tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Confira!


1 - Descoberta das nossas forças e fraquezas

Todos temos pontos fortes e carências que ajudam a definir a nossa personalidade, mas só quem se conhece verdadeiramente sabe quais são.

Suas forças precisam ser usadas a seu favor, de maneira que funcionem como facilitadoras para a obtenção de resultados. E quando o assunto são as suas limitações, o autoconhecimento é ainda mais importante. Do contrário, é difícil que elas possam ser superadas em algum momento.



2 - Abertura da mente Ao se conhecer melhor, você abre um leque de oportunidades para buscar a felicidade.

Novas experiências só aparecem para aqueles que estão dispostos a encarar cada oportunidade com unhas e dentes e sem medo. É preciso ter coragem para sair da zona de conforto e encarar o novo e só conseguimos dar esse passo quando praticamos o autoconhecimento.

3 - O autoconhecimento pessoal O autoconhecimento é simplesmente a melhor maneira de encontrar o caminho que vai levar você até às realizações que sempre sonhou. Imagine só uma pessoa que sabe exatamente quais são seus pontos fortes, suas dificuldades, aonde quer chegar e o que precisa fazer para tal. Esta pessoa certamente terá muito mais chances de obter êxito em suas escolhas. Quais são os seus objetivos de vida? Você quer casar, constituir uma família, ter estabilidade, casa própria, carro do ano? Ou prefere não pensar tanto nos bens duráveis e dedicar seu tempo livre para viajar e conhecer outros lugares? É isso que o autoconhecimento pessoal vai te ajudar a encontrar: quais os comportamentos, as emoções e as habilidades que vão te auxiliar no alcance das metas estabelecidas para a sua esfera pessoal. 4 - O autoconhecimento profissional O que você espera da sua carreira? Quer mudar de emprego? Continuar na empresa que está? Você busca uma promoção? Deseja mudar totalmente de atividade ou profissão? O autoconhecimento profissional é a capacidade de reconhecer seus pontos fortes e fracos e perceber como isso pode interferir na sua atuação e corrigir antes que estas falhas se tornem grandes problemas.

A psicoterapia voltada para o autoconhecimento


A psicoterapia pode te ajudar a compreender a si mesmo, seus limites e conflitos. É uma viagem rumo ao seu interior para poder se conhecer e com isso resolver padrões de comportamento, crenças limitantes, auto sabotagens que muitas vezes são herdados, como inseguranças, medos, certos tabus, dificuldades de relacionamento, etc

Agora você já sabe, não importa qual é o seu objetivo, todo o crescimento parte de um desejo interno de evoluir.

bottom of page