top of page
flor-de-lotus-significado-e-simbolismo-d
logo_grupotheta_oficial.png

Blog

Buscar
  • Foto do escritorAstrid Gambardella - Psicóloga

Como você cuida das suas emoções?


Ter equilíbrio emocional é muito importante para viver com mais saúde e qualidade de vida.

O bem-estar emocional é responsável por ajudar as pessoas a manter o foco em seus desejos e encarar os problemas do dia a dia sem perder a racionalidade ou se desesperar diante das adversidades da vida.


Quando não estamos bem emocionalmente ou psicologicamente, podemos criar doenças físicas no corpo, pois tudo está interligado: corpo, mente, energia e alma.


O equilíbrio emocional precisa ser trabalhado ao longo da vida, pois a falta de cuidado com a saúde mental é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento do estresse e das doenças psicossomáticas.


Quando a saúde mental não vai bem, é comum observarmos sintomas de fadiga, falta de motivação para realizar as atividades cotidianas, falta de expectativas, desmotivação para realizar tarefas que antes eram prazerosas, isolamento social intenso, falta de rendimento no trabalho ou nos estudos.

Um sofrimento emocional intenso e por tempo prolongado pode desencadear diversas doenças. Os prejuízos também incluem desentendimentos nas relações amorosas e familiares. Sem um equilíbrio emocional, fica complicado nutrir relações afetivas, fazendo com que o indivíduo demonstre agressividade ou isolamento.


Quando o sofrimento psíquico é duradouro e as situações cotidianas ficam mais difíceis, é hora de pedir ajuda. A psicoterapia é sempre uma ótima saída para sanar esse sofrimento. O autocuidado deve envolver também a prática de atividades físicas, realização de check-up anual, alimentação saudável e outras ações que possam melhorar a saúde mental.


bottom of page