top of page
flor-de-lotus-significado-e-simbolismo-d
logo_grupotheta_oficial.png

Blog

Buscar
  • Foto do escritorAstrid Gambardella - Psicóloga

Os efeitos psicológicos do confinamento social!

Um estudo feito recentemente pela Universidade de Vrije, em Amsterdam - Bruxelas, revela que os longos períodos de confinamento podem levar a consequências muito sérias, como o estresse psicológico, síndrome do pânico e traumas.

Estima-se que pelo menos 2,6 bilhões de pessoas foram colocadas sob alguma forma de quarentena que se iniciou em março de 2020. Isso representa um terço da população mundial.

A quarentena esta nos ensinando como o ser humano é resiliente e consegue se reinventar e se recriar. Temos a criatividade para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos, independente da situação difícil que nos encontramos.

Mas por estarmos passando por algo totalmente novo, ainda não sabemos as consequências psicológicas de tudo isso. Tem surgido pessoas que se sentem sobrecarregadas, não se sentindo capaz de lidar com tantas obrigações, outras com problemas para dormir e outras percebendo que estão mais irritadas. Muitas pessoas estão com um contato social reduzido ou apenas on line, o que aumentou o sentimento de solidão. Sem falar no aumento da violência domestica.

Tudo isso esta relacionado a muitas incertezas e medos, o que nos leva a monitorar com atenção cada situação.


Podemos desenvolver distúrbios de estresse pós-traumático, como observamos em guerras?

Sim. Estamos com um nível de estresse muito alto.

As pessoas que trabalham na área da saúde estão na linha de frente.

Depois há aquelas com membros da família que foram afetados ou que morreram devido ao Covid-19. Há as mulheres enlouquecidas com as crianças pequenas em casa e também os jovens ou adultos que não suportam o confinamento.


Quais os sintomas que servem como sinal de alerta?

Sentir-se muito ansioso, sentir pressão no peito, falta de ar, não dormir bem, ficar mais irritado ou ficar muito emotivo.

É importante explicar que essas reações são normais, quando o corpo e o cérebro estão se adaptando à uma nova realidade, como a mudança de emprego, um casamento ou o nascimento de um filho. Mas quando a pessoa não consegue funcionar normalmente em sua rotina, é aí que devemos nos preocupar e procurar ajuda ou apoio profissional.

Por que é importante prestarmos atenção aos sintomas psicológicos neste momento?


Para recuperar a economia e prosperar novamente como sociedade, precisamos que as pessoas se sintam bem e possam retomar suas vidas sem estresse ou esgotamento emocional.

Se não cuidarmos desse estresse tóxico, levará muito mais tempo para a economia voltar a funcionar novamente. O bem estar do mundo, depende de cada um de nós.

bottom of page