top of page
flor-de-lotus-significado-e-simbolismo-d
logo_grupotheta_oficial.png

Blog

Buscar
  • Foto do escritorAstrid Gambardella - Psicóloga

A importância do autoconhecimento - parte 2

Será que eu realmente eu tenho controle da minha vida?


Se você já se fez esta pergunta, este texto é para você.

Estar no controle da sua vida, pode ser algo definitivamente positivo, afinal de contas, a partir disso, temos confiança para lidar com várias situações.

Mas e se temos uma ilusão de controle?


A jornada para viver dentro da realidade é uma aventura que se estende por toda a vida e se inicia com um compromisso com a honestidade, principalmente consigo mesmo.


William Shakespeare percebeu essa essência de forma incomparável e aconselha: " Seja fiel a ti mesmo".


Perceber a realidade exige um processo contínuo de reflexão íntima, de despir-se das camadas do ego, de retirar as máscaras que usamos e de soltar as amarras do que não serve mais. É um processo de se autoconhecer e de cultivar um novo modo de ver o mundo e de trilhar um caminho renovado em direção a uma existência mais plena e uma versão mais evoluída de si mesmo.


Você deixará de ser o centro do universo em sua percepção, abandonando a vida de fantasias e ilusões. Contudo, para alcançar essa clareza e transformação, é muito importante desenvolver a coragem de encarar e aceitar as verdades.


Vou sugerir um exercício interessante de autoconhecimento: da próxima vez que você se irritar com alguém, pare e observe você. Esqueça o outro. O que de fato te incomodou? O que a pessoa disse pode estar relacionado com algum gatilho seu. Faça este exercício de reflexão. Isso faz parte de se autoconhecer.


A psicoterapia é uma jornada no caminho do autoconhecimento e o psicólogo(a) é a pessoa que irá fornecer as ferramentas necessárias para que você possa trilhar este caminho de descobertas.


bottom of page