top of page
flor-de-lotus-significado-e-simbolismo-d
logo_grupotheta_oficial.png

Blog

Buscar
  • Foto do escritorAstrid Gambardella - Psicóloga

A importância do autoconhecimento - parte 3

O mundo mudou muito com a chegada da tecnologia, da internet, das redes sociais, dos celulares, etc. São inúmeros os aprendizados que temos que passar para viver num mundo moderno.


Viver com tantos estímulos externos, em todas as áreas, se tornou um grande desafio para qualquer pessoa.

Mas, muitas vezes, o que se tornou o padrão de felicidade de muita gente, na verdade, é vazia de significado.


E a questão que surge com isso é: Como equilibrar essas demandas com as necessidades essenciais do ser? Como viver no mundo sem se perder de si mesmo?


O mundo chama cada vez mais a atenção das pessoas para que elas se voltem para fora de si, com apelos que as levam a consumir cada vez mais experiências, objetos, estilos de vida, entre outros fatores.


Numa tentativa de atenderem aos apelos do mundo, as pessoas vão se distanciando de si mesmas, porque querem preencher esse vazio, fazendo parte, sendo vistas e reconhecidas por todos e de preferência com muitas curtidas.


As dificuldades de relacionamentos que são encontradas no mundo muitas vezes resultam da ausência de autoconhecimento. Conviver com pessoas que não se conhecem gera várias dificuldades, desentendimentos, insensibilidades, cobranças, desrespeitos que acabam em dores para todos os envolvidos.


Quantas pessoas tem um nível tão baixo de autoconhecimento que nem sabem o que realmente querem para si?


Muitas vezes, dizem racionalmente que querem algo determinado, mas suas atitudes as levam para um sentido bem diferente daquilo que dizem buscar.


A psicoterapia é uma ferramenta que por si só já é um processo de autoconhecimento, capaz de ajudar as pessoas a entender a si mesmas, melhorar autoestima, autoconfiança e as diferentes relações interpessoais.

bottom of page