
Astrid Gambardella - Psicóloga
Medo de mudanças ou medo de mudar?

O ser humano é capaz de criar diversas situações na sua mente que poderão ou não acontecer. São inúmeros “e se” ou “será que” ou “eu acho que” relacionados com a imaginação de cada um, que pode trazer reações positivas ou negativas para a pessoa que está criando todas essas questões.
Nesse sentido, as pessoas acabam desenvolvendo o sentimento de medo em relação ao que estava criando em sua mente, principalmente quando está diante de grandes mudanças em sua vida. Toda essa situação não é nada favorável para o desenvolvimento pessoal ou profissional de qualquer tipo de indivíduo.
As pessoas têm medo da mudança por uma simples questão: a mudança é uma incógnita, ou seja, é algo desconhecido. Muitas vezes escolhemos o que já conhecemos ( mesmo que não nos faça bem) por conta do medo do que não conhecemos. Isso é o que chamamos de Zona de conforto.
Este medo pode surgir em qualquer área da vida de uma pessoa; um emprego novo, uma nova vizinhança, a mudança de uma condição social para outra, um relacionamento novo ou mudança no estado civil. Várias coisas podem acontecer a qualquer momento, mas o sentimento principal é o medo e tudo isso pode levar a auto sabotagem.
Algumas estratégias podem ser usadas para ajudar neste processo de aceitação das mudanças e pequenas ações positivas, podem ser colocadas em prática, para fortalecer a mente e as emoções das pessoas.
Confesse a si mesmo que tem medo de mudanças;
Pense positivo;
Defina seus objetivos;
Converse sobre o seu medo;
Trace um plano de ação e coloque-o em prática;
Tenha calma e seja persistente;
Não tenha dúvidas, ter certeza do que se quer, do que deve ser feito, te ajudará a conseguir alcançar os seus objetivos;
Faça uma lista de todos os seus medos e limpe-os com a Acupuntura Emocional EFT